sábado, 24 de outubro de 2009

Sermão da Montanha ou Parábola do Professor...

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:

Em verdade vos digo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu:
-Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno??
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso??
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.?
Bartolomeu quis saber:
Temos de tirar apontamentos? ?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho??
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo??
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas, vamos resolver problemas??
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!??
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus cretinos, que nunca tinha estado diante de uma multidão e nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:

Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios??
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem??
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo??
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais??
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes??
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares??

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.

... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Autor desconhecido

Ler também: Utopia e Realtà e Le Origini del Bene e del Male

Ver no site:
http://www.edizioniatena.it/index.asp?c=Economia%20e%20scienze

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contactos...

Sem comentários:

Enviar um comentário