quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O SR. PRIMEIRO-MINISTRO E A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES...

1 - O Sr. Primeiro-Ministro afirmou hoje várias vezes no Parlamento...que existem professores já avaliados com muito bom e excelente...e eu pergunto-lhe...sabe como lhes foram atribuídas essas menções qualitativas...com que critérios...com que processos...e com que transparência...e sabe se eles serão mesmo muito bons e excelentes...ou se são apenas amigos de quem os avalia e de quem lhes atribui essas menções?...

2 - O Sr. Primeiro-Ministro saberá que quem for concorrente, critico , superior e adversário dos avaliadores e das pessoas que dirigem as escolas e de outros agentes políticos, públicos e sociais...que pode ser perseguido e prejudicado na sua avaliação...e que o modelo de avaliação actual proposto pelo anterior governo...não garante uma avaliação honesta, séria, transparente e credível, aos professores que não são amigos, seguidores, apoiantes, militantes e simpatizantes dos avaliadores e das pessoas que dirigem as escolas e do partido que governa...e que não garante uma avaliação honesta, séria, transparente e credível, a todos aqueles que se manifestem contra as políticas educativas do governo ou que censurem a incompetente, ineficiente ou mesmo a desonesta gestão das escolas...usando o seu direito à liberdade de expressão...e que podem ser perseguidos e prejudicados por isso na sua avaliação...mesmo que sejam pessoas e professores brilhantes, dedicados, sérios, competentes, eficientes e que gostem e tenham prazer no trabalho que fazem?...

3 - Todos os partidos da oposição, CDS, PSD, PCP, CDU e BE, se manifestaram desde sempre contra este modelo de avaliação dos professores, contestado pela grande maioria dos docentes, e prometeram aos mesmos e a todos os eleitores portugueses a sua suspensão imediata e as necessárias correcções nesse modelo de avaliação e a abolição de todas as injustiças e arbitrariedades que o modelo desastroso e desastrado do anterior governo criou...e obtiveram estes partidos em conjunto...a maioria absoluta dos votos dos eleitores...o que lhes permite em conjunto aprovar as leis que quiserem no Parlamento...logo eu não compreendo e aqui confesso a minha ignorância de normas legais neste campo...porque é que não fazem as leis...que lhes permitem cumprir com as promessas que fizeram aos professores e a toda a sociedade...e suspendem, alteram e corrigem todas as injustiças e incorrecções que o modelo actual instituiu e permitiu...e satisfazem os professores e a sociedade...que desejam ter nas escolas professores felizes, motivados, alegres, cooperantes, amigos de todos, dos colegas, dos alunos, dos pais, dos políticos e de toda a gente...para poderem contribuir com o seu trabalho...nobre e muito exigente e cansativo...para o futuro e o bem de todos nós e que é hoje indispensável para a nossa sobrevivência e bem-estar como sociedade organizada...e que todos aqueles, que são lúcidos e andaram e andam na escola, sabem como é difícil educar e disciplinar crianças e jovens?...

4 - Saberá ainda o Sr. Primeiro-Ministro, que com este modelo de avaliação de professores, aqueles que sempre foram protegidos por quem os devia de avaliar, e que faziam o que queriam nas escolas, e que, como todos sabemos, por experiência própria ou por ouvir dizer, maltratavam e prejudicavam alunos, encarregados de educação e colegas mais novos ou opositores àqueles que geriam as escolas e que apesar disso eram protegidos e bem avaliados por quem tinha o poder e o dever de os avaliar e porque tinham as costas seguras, ainda se gabavam de maltratar e violentar alunos, encarregados de educação e colegas com os quais não simpatizavam ou porque estes reclamavam do seu comportamento e desempenho profissional deficiente e desonesto. E saberá ainda que os mais incorrectos e ineficientes, mas amigos e apoiantes daqueles que geriam as escolas e que os avaliavam, tinham sempre Bom e que agora com este modelo vão ter sempre Muito Bom e Excelente. E saberá ainda que aqueles professores Bons e Muito Bons, podem agora serem avaliados com Fraco ou Muito Fraco, senão forem amigos e apoiantes de quem gere as escolas e de quem os avalia. E saberá ainda que existem muitos professores fariseus nas escolas e que julgam e pensam que eles é que são os BONS e que sabem tudo e que os outros (os não amigos) é que são os MAUS e que não sabem nada e que são os incorrectos e os desonestos?...

5 - E o Sr. Primeiro-Ministro saberá ainda, que os dirigentes sindicais dos professores começam sempre por viver uma “Lua-de-mel” muito romântica com os Ministros da Educação. Saberá ainda que apoiam, acordam e aprovam de início todas as políticas educativas e todas as leis relativas aos professores e á educação e que esperam pela reacção dos professores, dos pais e dos alunos e pela sua percepção e capacidade de avaliação, para ver se aceitam, se conformam, se assimilam e se acomodam, ás novas regras, mesmo que sejam absurdamente injustas, desonestas, ilógicas e confusas. E saberá ainda que só quando alguns professores, pais e alunos percepcionam e criticam as políticas educativas e a mensagem começa a passar e começam então todos os outros a despertar e a aderir e a criticar e a apoiar a indignação e a revolta contra as políticas educativas injustas e desonestas, é que os dirigentes sindicais avançam para a frente das batalhas e das revoltas, assumindo então por razões convenientes a liderança da indignação e das revoltas. É esse o papel oficial deles, não é Sr. Primeiro-Ministro?...

E não sei, senão será pior uma tirania de um grupo de Homens malfeitores e manipuladores, do que a tirania de um só Homem...

E porque violência (pecado) é todo o pensamento, palavra, acto ou omissão, que faça sofrer física e psicologicamente outro ser vivo...ou o próprio autor da violência...

E porque a violência gera violência, a pobreza gera pobreza e a ignorância gera ignorância...e a ignorância gera pobreza e violência...e a pobreza gera ignorância e violência...e a violência gera pobreza e ignorância...

As campanhas eleitorais servem para fazer esquecer o passado e iludir as pessoas para o futuro...

As pessoas só amam e estimam o que é só delas...e o que é de todos ou de vários...simplesmente usam...e a posse...e a segurança que transmite...é muito importante para as pessoas...e as faz sentirem-se bem...seguras e poderosas...

Vivemos rodeados por imensos perigos, por incompetência, mediocridade, desconhecimento, ignorância, desonestidade, corrupção, perversão, mentira, egoísmo, individualismo, oportunismo, má-fé, inimizade, competição selvagem, doenças, catástrofes naturais, sociais, culturais e morais e outras adversidades várias...

Se as coisas puderem funcionar mal, funcionarão mal de certeza...

O poder tende a corromper, mas o poder absoluto corrompe absolutamente...

Como sabes, a ignorância e a soberba limitam o desejo de saber mais e de evoluir das ideias preconcebidas...

Quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito!

Tudo é uma escola e tudo são ensinamentos!

Por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!

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