domingo, 19 de dezembro de 2010

Padrões de Desempenho dos Docentes do Ensino Básico e Secundário...

1 – VERTENTE PROFISSIONAL, SOCIAL E ÉTICA

• Assumir o compromisso de usar todo o conhecimento profissional e pessoal disponível;
• Assumir o compromisso de tudo fazer para ajudar na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e cívico dos alunos;
• Assumir o compromisso de fazer tudo o que for necessário e correcto para a existência de bom relacionamento entre todos;
• Assumir o compromisso de agir sempre de forma coerente, consistente, transparente, competente, honesta, justa e ética.

2 – DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

• Realizar a planificação e a preparação das actividades lectivas e não lectivas a desenvolver;
• Realizar as actividades lectivas e não lectivas que forem definidas no horário lectivo e não lectivo;
• Realizar a avaliação formativa e sumativa dos alunos, das actividades e das aprendizagens, através da observação directa, de trabalhos e de testes escritos, de forma transparente, competente, rigorosa e adequada ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem;
• Adoptar a melhor relação com toda a comunidade educativa e esperar de todos os seus membros as melhores atitudes.

3 – PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE EDUCATIVA

• Contribuir sempre que necessário e na medida do que puder e souber para a realização das actividades e dos objectivos da escola e dos seus projectos e planos;
• Participar sempre que necessário e na medida do que puder e souber na realização das actividades e dos objectivos das estruturas de coordenação, de supervisão e de gestão educativa;
• Adoptar uma atitude de constante participação, observação e investigação/acção e acção/investigação, numa perspectiva de aprendizagem, de desenvolvimento e de inovação educativa permanente e sempre que for possível.

4 – DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL AO LONGO DA VIDA

• Realizar acções de formação contínua e de desenvolvimento profissional que sejam necessárias, úteis e adequadas ao desenvolvimento e exercício eficiente da actividade profissional e conforme as novas exigências técnicas e legislativas;
• Aceitar ser chamado pelos órgãos competentes e responsáveis pela formação de professores para realizar as acções de formação necessárias ao desempenho profissional, á avaliação da actividade docente e á progressão na carreira docente e conforme o quadro legal vigente;
• Fazer tudo o que puder para manter-se actualizado e para aprofundar os conhecimentos profissionais e gerais.

E a violência e a guerra surgem quando a justiça e a sabedoria falham ou faltam...

E a política devia ser exercida com o coração e não como profissão...

Se as coisas puderem funcionar mal, funcionarão mal de certeza...

O poder tende a corromper, mas o poder absoluto corrompe absolutamente...

Como sabes, a ignorância e a soberba limitam o desejo de saber mais e de evoluir das ideias preconcebidas...

Não podemos orientar o vento, mas podemos ajustar a nossa vela...

Quem puder que entenda...

Pausa para reflexão...

Manuel de Sousa Ribeiro
(Economista-Professor)

Ler também: Utopia e Realtà e Le Origini del Bene e del Male

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