terça-feira, 10 de maio de 2011

Quanto vai custar a “ajuda” do empréstimo da troika FMI, BCE e CE aos portugueses…

Os 78000 milhões de Euros de empréstimo ao Governo português e a Portugal pela troika FMI, BCE e CE vão entrar por uma porta do território português e sair de imediato ou a curto e médio prazo por outra porta, para fazer mais importações de alimentos, de matérias primas, de medicamentos, de petróleo, de automóveis e de outros equipamentos tecnológicos e para pagar as dívidas externas já contraídas aos bancos franceses, alemães e outros.

Mas ficam ainda todos os portugueses com a obrigação e com mais um encargo financeiro com juros que vão ter de pagar todos os anos aproximadamente 7800 milhões de Euros de juros aos credores externos por mais esta dívida.

E eu não sei como é que os portugueses vão poder reembolsar a dívida externa agora contraída no valor de 78000 milhões de Euros.

E dizem que vão privatizar empresas. Mas só privatizam as empresas que dão muito lucro e que são monopólios naturais ou legais e que geram receitas para o Estado e que proporcionam mais bem-estar ás populações. E nacionalizam as empresas privadas que dão prejuízo ou que são mal geridas, como os bancos BPN e o BPP.

E dizem que vão liberalizar os despedimentos sem justa causa. Mas eles e os filhos deles devem ter emprego garantido nos aparelhos de Estado e nas instituições inúteis da União Europeia e boas classificações escolares garantidas em escolas públicas e privadas de duvidosa qualidade e idoneidade, bons rendimentos garantidos para poderem fazer planos poupança-reforma para terem reformas salomónicas, bons cuidados de saúde garantidos em clínicas privadas e todo o conforto que o dinheiro, o conhecimento e as tecnologias podem comprar.

E tudo isto, afirmam que é para criar mais emprego. Mas na realidade a história e as estatísticas mostram que só cria desemprego e trabalho escravo e precário e mal pago e que só aumenta a exploração do Homem pelo Homem e que fere a dignidade e a liberdade das pessoas que têm de trabalhar por conta de outrem para sobreviverem.

E os portugueses pouco produzem do que precisam para viverem com dignidade e conforto e importam tudo que precisam, desde alimentos básicos, energia, automóveis, equipamentos tecnológicos inovadores, medicamentos e outros produtos essenciais.

E Portugal é uma pequena economia e não tem capacidades tecnológicas competitivas para poder se integrar na economia mundial e para poder concorrer em mercado aberto e globalizado com outras economias gigantes e tecnologicamente inovadoras.

E não se pode competir com salários baixos porque isso não gera valor acrescentado significativo e não é sustentável e não gera desenvolvimento económico e social interno.

E o turismo externo também pouco valor acrescentado gera na economia portuguesa, dado que tudo o que os turistas externos e internos consomem em Portugal é também importado, desde alimentos, mobiliário, pessoal, energia e outras tecnologias usadas nos serviços de hotelaria, transportes, restauração e outros.

E os jovens emigrantes portugueses não enviam dinheiro para Portugal e fazem e organizam as suas vidas nos países de destino e de trabalho e quanto ganham, quanto gastam em divertimentos, automóveis e em outras tecnologias e diversões.

E todos os países do mundo estão a proteger as suas economias internas para poderem crescer economicamente e promoverem o desenvolvimento económico e social nos seus territórios e tirarem as suas populações da pobreza absoluta e relativa.

E sem a saída de Portugal do Euro e sem a protecção da nossa pequena economia portuguesa pela desvalorização da nossa moeda, para que ela possa desenvolver potencial de crescimento e crescer para garantir emprego e conforto a todos os portugueses, estes e na sua grande maioria estão condenados a desaparecerem do território português e os jovens estão condenados a terem de emigrar não sei bem para onde e talvez para a Lua ou para outro planeta exterior á Terra e os mais idosos estão condenados a morrerem precocemente de tristeza e por falta de conforto e dos cuidados necessários ao seu bem-estar e sobrevivência.

E o Estado Português e os seus dirigentes políticos para favorecerem os interesses alemães, franceses, chineses e outros prejudicaram todos os portugueses com os acordos comerciais que assinaram e que não vetaram e por isso agora aqueles sentem-se no dever de virem ajudar os mesmos dirigentes políticos portugueses a ganharem eleições e que lhes entregaram o mercado nacional, a economia e o dinheiro dos portugueses e que nos meteram na triste, hipócrita e definhada União Europeia e que nos meteram na Eurolândia dos ladrões de Euros, que eles açambarcam e pilham e que assinaram acordos comerciais que prejudicaram a economia portuguesa e milhares de empresários e de trabalhadores portugueses e a todos os portugueses em geral e porque com isso a economia portuguesa foi enfraquecida, golpeada, desestruturada e arruinada em muitos dos seus sectores vitais para a vida e independência económica de todos os portugueses, que somos explorados vilmente e roubados desavergonhadamente e condenados ao desemprego, á pobreza e até á fome e á morte precoce e ao aniquilamento do futuro dos nossos filhos.

E em Portugal quase tudo é uma fraude e quase tudo funciona mal, os serviços públicos, privados, as pessoas, as famílias, as empresas, os partidos políticos, etc., quase tudo funciona de forma corrupta, desonesta e incompetente e aonde os grupos mafiosos e as parcerias para fazer o mal funcionam melhor e mais eficazmente do que as parcerias para fazer o bem, que quase nunca funcionam e são rapidamente corrompidas, subvertidas, pervertidas e destruídas por grupos mafiosos maldosos infiltrados...

E em Portugal ainda existe muita falta de sentido de cidadania, muita ignorância e muitos ladrões políticos sem sentido patriótico e de cidadania...

E só um exemplo disto para acordar as consciências adormecidas pelas televisões que são usadas sempre pelos mesmos para nos enganarem a todos e nos manipularem a nossa consciência e o nosso sentido crítico e de liberdade de escolha...

Exmos. Senhores da TVI do programa Contas à Vida, o Dr. Pina Moura é um dos grandes responsáveis da má situação portuguesa actual, ele meteu-nos no Euro e reduziu os impostos às classes socioeconómicas mais altas e aumentou-lhes o rendimento disponível para eles importarem mais carros de gama alta do estrangeiro, contribuindo para o défice do orçamento do Estado português e para o endividamento de Portugal e para o défice do comércio externo português e outras decisões erradas e incompetentes ou desonestas e criminosas, que beneficiaram os interesses externos e que prejudicaram os interesses portugueses.

Enfim devia de ter vergonha e ir trabalhar para os estrangeiros, no estrangeiro e não em Portugal e para os espanhóis em Espanha e que nos estão a explorar e a levar o nosso dinheiro para a Europa, para Espanha, para a Alemanha, para a França, para o Brasil e para outros países estrangeiros, e com isso ficamos todos os portugueses mais pobres, sem trabalho, sem emprego e sem boas condições de vida e de trabalho…etc.…e é preciso ter lata para ainda aparecer na televisão com cara de santinho…e há cada bandido político sem vergonha em Portugal…

E se Portugal não sair do Euro, para ter a sua própria moeda para poder desvalorizá-la para promover as exportações e reduzir as importações, promover o crescimento da actividade económica interna, criar empregos e aumentar a produção e o consumo interno, o endividamento externo vai continuar a aumentar e não há outra saída técnica e política para o problema e caso se faça o contrário e se aumentar mais impostos, reduzir mais os salários, as reformas e os apoios sociais, reduzir o rendimento disponível e o poder de compra das pessoas e criar mais falências e mais desemprego, milhões de pessoas vão ficar na pobreza, desempregadas, na miséria, sem casas dignas, sem meios de transporte particulares, sem vestuário digno, mal alimentadas e sem outras condições de vida dignas e saudáveis...

E se os eleitores portugueses votarem novamente no PS e no PSD só podem ser estúpidos. É como abrir a porta a ladrões políticos que nos roubam há mais de 35 anos e aos seus descendentes e que nos deixaram a caminho da falência, da pobreza, da miséria e sem bem-estar e futuro para os nossos filhos...

E os eleitores portugueses se votarem novamente no PS e no PSD, sejam eles ricos ou pobres, trabalhadores ou empresários, só podem ser idiotas e ignorantes e não percebem nada de economia e da vida real e de política e depois não se queixem se vocês próprios, os vossos familiares directos e indirectos, amigos, vizinhos e colegas de trabalho ficarem desempregados, falidos, sem salário, sem subsídios, sem casa digna, sem família, sem comida saudável, sem vestuário digno e sem vida e a vegetarem e a morrerem á fome e de tristeza e de doenças curáveis...

E não tenha dúvidas que quem vê a sua vida e a do seu país e a dos seus vizinhos e familiares e amigos a piorar e vota sempre nos mesmos partidos e nos políticos culpados dessa situação e que os prejudica, só podem ser totalmente idiotas e imbecis... e ver e ler mais nas minhas notas e ligações no Facebook...

E devia de haver eleições de DOIS em DOIS anos, através de voto electrónico e as pessoas não deviam votar sempre nos mesmos partidos e nas mesmas pessoas...

E por favor MUDEM DE GOVERNANTES E DE POLÍTICOS, porque a política e o governo não deve ser uma profissão...

E a política devia ser exercida com o coração e não como profissão...

"Tome partido... Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado..." Elie Wiesel

E senão tens uma razão forte para fazer uma coisa, tens uma razão forte para não a fazer...

E a violência e a guerra surgem quando a justiça e a sabedoria falham ou faltam...

Se as coisas puderem funcionar mal, funcionarão mal de certeza...

O poder tende a corromper, mas o poder absoluto corrompe absolutamente...

Como sabes, a ignorância e a soberba limitam o desejo de saber mais e de evoluir das ideias preconcebidas...

Não podemos orientar o vento, mas podemos ajustar a nossa vela...

Quem puder que entenda...

Pausa para reflexão...

Manuel de Sousa Ribeiro
(Economista-Professor)

Ler também: Utopia e Realtà e Le Origini del Bene e del Male

Ver e ler nos sites:
http://utopiaerealidade-utopiaandreality.blogspot.com/
http://www.edizioniatena.it/economia.asp

Ver e ler no Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000982306887&v=wall

Ver e ler no hi5:
http://www.hi5.com/friend/profile/displayProfile.do?userid=431179199

Ver no twitter:
http://twitter.com/ManuelRibeiro3

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contactos...

Sem comentários:

Enviar um comentário