quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A gestão das escolas públicas em Portugal pode ser uma fraude pública e pode ser fraudulenta e corrupta. Senão vejamos o que acontece e pode acontecer.

A gestão das escolas públicas em Portugal pode ser uma fraude pública e pode ser fraudulenta e corrupta. Senão vejamos o que acontece e pode acontecer. O diretor é escolhido (eleito) por uma nomenclatura chamada conselho de escola, que é constituído por líderes corporativos, profissionais, sociais, culturais e políticos locais e eleitos por professores, funcionários das escolas, alunos, sócios e associados e pelos eleitores locais. E isto gera obviamente uma rede de relações e de interdependências entre o eleito (o diretor) e os seus eleitores, que podem subordinar o diretor á sua vontade e aos seus desejos pessoais, sociais, profissionais e políticos e de quem o escolhe e o pode demitir. E por isto ser possível, a independência, a transparência e a eficiência e a eficácia do diretor pode estar comprometida, assim como a sua competência e honestidade pública, para com todos aqueles que dependem da escola, e que se espera, que ele deva organizar e dirigir, com justiça, imparcialidade, legalidade, transparência e eficácia.

E porque a discriminação e a fraude podem acontecer é muito provável que possa acontecer nas nossas escolas, devido ao poder e ás pressões que os eleitores do diretor poderão exercer naturalmente sobre ele e cuja ação ficará condicionada, subordinada e refreada, o que obrigará o diretor a fechar os olhos ou até a pactuar com incorreções, ineficiências e discriminações e injustiças. E por ter consciência desta possibilidade defendo que as escolas devam ser dirigidas por diretores nomeados pelos governos e que sejam pessoas da sua inteira confiança e que respondam perante o responsável máximo da educação e que por sua vez este deva responder perante os eleitores e os cidadãos do país, pela qualidade da educação e pelo correto funcionamento das escolas públicas e privadas. E tenho dito! E quem quiser que aprenda, porque nem toda a gente gosta de ensinar!

E por causa disto é que podem existir casas de banho todas porcas, sujas e sem higiene nas nossas escolas e porque os funcionários de limpeza elegem o diretor das escolas; e podem existir maus professores classificados com muito bom e outros que são muito bons classificados com bom e uns professores sobrecarregados de trabalho e a quem são atribuídas as piores turmas, os piores alunos, as piores disciplinas, os piores horários letivos, os piores dias livres, os piores horários para reuniões e todas as tarefas piores, etc. e outros a quem são atribuídos os melhores horários letivos, as melhores turmas, as melhores disciplinas, os melhores alunos, os melhores dias livres, os melhores cargos extra letivos e todas as coisas melhores e porque os professores amigos elegem o diretor das escolas; e podem existir professores que são violentados pelos alunos e o diretor das escolas podem nada fazer para prevenir e punir os agressores e porque os alunos elegem o diretor das escolas; etc.; etc.; etc.; ...

E é por isto que podem existir professores perseguidos e maltratados nas nossas escolas, por políticos e partidários locais, com provocações e ofensas á sua dignidade e honra e com agressões e ofensas de alunos e a quem podem encomendar o serviço de provocação e de agressão, usando e deseducando jovens, mal formados, oportunistas e incapazes, com promessas de facilidades, na obtenção de favores e com calúnias, conluios, processos de intenção e com queixas de má-fé e sem fundamento sério e que podem não ser devidamente averiguadas e tratadas com isenção e porque o diretor das escolas podem não gostar desses professores, por razões pessoais, partidárias, ideológicas e de concorrência profissional, política e social e podem pactuar com interesses políticos e sociais locais e porque os pais e os políticos locais elegem o diretor das escolas...

E é por isto que podem existir nas nossas escolas pessoas favorecidas e dispensadas de certos serviços e deveres e outras sobrecarregadas, discriminadas e prejudicadas, por falta de leis rigorosas e corretas e por falta de equidade e de correção na ação e na aplicação das mesmas e devido também à fiscalização poder ser ineficaz, insuficiente, discriminatória ou inexistente ...

E a inveja faz os invejosos serem felizes com o mal dos outros e infelizes com o bem dos outros! E os invejosos ficam contentes quando os outros sofrem e deprimidos quando os outros estão contentes!

E há palhaços que falam de liberdade e dos direitos humanos mas não os respeitam e não os aplicam quando isso lhes interessa.

E o tempo é o melhor conselheiro, o melhor juiz, o melhor professor, o melhor médico e o melhor amigo.

E com o tempo, tudo se descobre, se percebe, se clarifica, se justifica e se compensa.

E deixai-os fazer porcaria, porque quanto mais porcaria fizerem, mais porcaria lhes cai em cima.

E em terra de ignorantes, quem tem olho é rei e um burro carregado de livros é doutor.

E a minha maneira de brincar é dizer a verdade. Não há brincadeira mais engraçada no mundo.

Os medíocres sempre atacam e rejeitam as pessoas excelentes.

E vejam e leiam mais nas minhas publicações nos meus blogues e nas minhas notas no Facebook e noutras redes sociais a seguir referidas.

Ler "Utopia e Realtà" e "Le Origini del Bene e del Male"

Ver e ler nos sites:

Sem comentários:

Enviar um comentário