sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

POR FAVOR NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM E MUITO MENOS POR INVEJA SOCIAL OU POR PURA MALVADEZ...

Eu não tenho pessoalmente nada contra a Senhora Ministra da Educação, mas só devo comunicar-vos a verdade e quero dizer a todas as pessoas, que os Professores no fim da sua carreira profissional, fazem exactamente o mesmo tipo de trabalhos, que fazem os Professores que estão no início da carreira...

Mais, os Professores que estão no início de carreira não têm redução de horário lectivo e têm normalmente as piores turmas da escola, constituídas pelos alunos mais desmotivados e indisciplinados e têm maior número de turmas e maior número de alunos e têm os piores horários lectivos e têm que leccionar as disciplinas mais trabalhosas e inovadoras e que obrigam a mais horas de estudo e de trabalho prévio de preparação das aulas e feito em casa do Professora(a) e têm de fazer a correcção de mais trabalhos e de mais provas escritas e têm de fazer a avaliação dos alunos e têm de participar em maior número de reuniões de avaliação e têm de desempenhar os mesmos cargos, se para isso forem nomeados pela Direcção da Escola ou eleitos pelos colegas ou pelos órgãos de apoio pedagógico, tais como, director de turma, delegado de grupo, coordenador de departamento e outros cargos existentes na Escola e têm ainda de fazer mais acções de formação e de aprenderem sozinhos a leccionar, a motivar e a disciplinar os alunos mais difíceis e muitas vezes sem nenhum apoio dos professores mais velhos e mais experientes e são até muitas vezes desautorizados, gozados, difamados e prejudicados por colegas mais velhos sem escrúpulos e têm ainda outras dificuldades que todas as pessoas de bom senso, lúcidas e honestas são capazes de adivinhar e de deduzir...

A carreira de professor é uma carreira vertical, em que todos os professores, desde o início ao fim da carreira fazem exactamente o mesmo tipo de trabalho, só variando a natureza técnica e científica das diferentes disciplinas e em função das diferentes classes etárias, técnicas e cientificas...

Na escola não existem funções de "Generais, Coronéis, Capitães, Sargentos e Soldados Razos, etc....como já tenho ouvido dizer a muitas pessoas que não sabem o que é ser Professor e Educador e como funciona na realidade uma Escola...enfim pura ignorância, inveja social ou malvadez pura...

Eu aconselho a todas as pessoas de bom senso, prudentes e honestas e que não sabem o quanto é difícil ser Professor e Educador nas nossas escolas e às que não sabem o que dizem e às que são possuídas por ciúmes e inveja social ou por pura malvadez, para estarem caladas e não meterem a foice em seara alheia...

A profissão de Professor e Educador é das mais exigentes, difíceis, complexas e desgastantes que existem, para quem é professor e educador a sério e tem orgulho e gosto no trabalho que realiza e quem andou na escola entre 16 a 20 anos da sua vida a fazer aprendizagens e já passou por imensos filtros de selecção e por imensos professores e seleccionadores, não entendo, porque é que se optar por ser professor ou educador, ainda tem de se sujeitar a mais uma prova de acesso à profissão, talvez seja para ser sujeito a mais um esquema de discriminação negativa...

Quem andou na escola entre 16 a 20 anos da sua vida a fazer aprendizagens e já passou por imensos filtros de selecção e por imensos professores e seleccionadores tem forçosamente de ter inteligência, capacidades e qualidades pessoais e técnicas necessárias para desempenhar qualquer função na sua área de formação técnica e científica, incluindo a de fazer e a de ensinar aquilo que lhe foi ensinado...

Podem é dizer-me que existem falhas nestes percursos formativos e que existe falta de formação específica para desempenhar certas funções, mas isso deve-se apenas a falhas de organização e de direcção das escolas e do sistema educativo...

Aconselho-vos ainda que deixem de usar a Escola, a Educação e os pobres dos Professores e Educadores, para fins que nada têm a ver com a educação, a escola e os professores...

ENFIM...acho que já deu para entender e quem quiser e puder que entenda...mas por favor deixem de meter a foice em seara alheia e não falem do que não sabem e do que não percebem e não queiram influenciar e manipular a opinião pública para satisfazerem apenas os vossos interesses pessoais, sociais, políticos ou outros...

E não sei, senão será pior uma tirania de um grupo de Homens malfeitores e manipuladores, do que a tirania de um só Homem...

E porque violência (pecado) é todo o pensamento, palavra, acto ou omissão, que faça sofrer física e psicologicamente outro ser vivo...ou o próprio autor da violência...

E porque a violência gera violência, a pobreza gera pobreza e a ignorância gera ignorância...e a ignorância gera pobreza e violência...e a pobreza gera ignorância e violência...e a violência gera pobreza e ignorância...

As campanhas eleitorais servem para fazer esquecer o passado e iludir as pessoas para o futuro...

As pessoas só amam e estimam o que é só delas...e o que é de todos ou de vários...simplesmente usam...e a posse...e a segurança que transmite...é muito importante para as pessoas...e as faz sentirem-se bem...seguras e poderosas...

Vivemos rodeados por imensos perigos, por incompetência, mediocridade, desconhecimento, ignorância, desonestidade, corrupção, perversão, mentira, egoísmo, individualismo, oportunismo, má-fé, inimizade, competição selvagem, doenças, catástrofes naturais, sociais, culturais e morais e outras adversidades várias...

Se as coisas puderem funcionar mal, funcionarão mal de certeza...

O poder tende a corromper, mas o poder absoluto corrompe absolutamente...

Como sabes, a ignorância e a soberba limitam o desejo de saber mais e de evoluir das ideias preconcebidas...

Não podemos orientar o vento, mas podemos ajustar a nossa vela...

Quem puder que entenda...

Pausa para reflexão...

Manuel de Sousa Ribeiro

Ler também: Utopia e Realtà e Le Origini del Bene e del Male

Ver os sites:

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contactos...

Sem comentários:

Enviar um comentário