quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O grande vício e o pecado original do capitalismo e dos capitalistas e dos governos pouco interventivos e pouco solidários é não repartirem e redistribuírem o rendimento com equidade e eficiência económica por toda a sociedade e para manterem a sustentabilidade e a justiça social dos seus negócios, das empresas e da economia e a vida de todas as pessoas e com responsabilidade e solidariedade social e política?

Com a globalização económica, comercial e financeira, o grande capital pode roubar num lado, num país, numa região e a um povo e umas pessoas e ir investir noutro lado, noutros países e noutras regiões e deste modo foge ao sistema económico e evita perdas e pode destruir totalmente a economia, as empresas, os negócios, os empregos e os rendimentos e o futuro dum país, duma região e dum povo e de muitos milhões de pessoas e despovoar e desertificar uma região e um país e como já acontece em Portugal e como já faz a Portugal Telecom, a EDP, a Galp, o grupo Sonae, o Continente, o grupo Jerónimo Martins, o Pingo Doce, o grupo BES, do Ricardo Espírito Santo, que até faliu e outros grandes grupos económicos e financeiros portugueses e multinacionais?
Mas um sistema económico assim não é sustentável e oscila entre o desperdício e a destruição de vidas e de recursos e é selvagem, miserável, criminoso e desumano?
Numa economia estagnada e que não cresce o seu rendimento, para uns ganharem e terem taxas de lucro e de rentabilidade elevada, os monopólios e os oligopólios naturais e legais, outros têm de empobrecer e terem prejuízos e perdas? É assim, se o bolo não cresce e os poderosos tiram fatias maiores, outros ficam com fatias menores e muitos sem fatia nenhuma?
JM - O grande capital não quer que os pobres tenham mais dinheiro...isso faz-lhes muita confusão...
Manuel Ribeiro - Mas é nisso que está o maior erro do capitalismo e dos capitalistas. É essa a sua maior cegueira. O seu egoísmo cega-os. Sem mais dinheiro a circular por quem dele mais precisa e menos tem, faz com que os próprios capitalistas vão à falência e quem hoje tinha milhões, no dia seguinte pode não ter nada?
Quando os pobres empobrecem empobrecemos todos! Quando têm mais rendimento enriquecemos todos! São a maioria e quem consome e compra os produtos e serviços das empresas dos ricos. Se empobrecem compram menos e as empresas dos ricos vendem menos. Se têm mais rendimentos compram mais e as empresas vendem mais. Estamos todos ligados e ao serviço uns dos outros. E as pessoas hoje são mais necessárias para consumir os produtos das fábricas e das quintas automatizadas e mecanizadas, do que para produzirem. É preciso é fazer o dinheiro circular, através do consumo e do investimento e de mais emprego e mais rendimento e na medida do necessário para satisfazer as necessidades de todos e pelo menos as necessidades básicas. Doutro modo tudo pára, tudo empobrece, tudo sofre e tudo morre, com a ignorância e a incompetência ou com o egoísmo e a crueldade de quem não governa bem a sustentabilidade económica e social e destrói a economia, as empresas, os empregos e a vida de milhões de pessoas em Portugal e no mundo?
Foi Cavaco Silva quem valorizou o escudo e iniciou o processo de adesão ao EURO alemão sobrevalorizado e que começou a destruir empresas, empregos e vidas em Portugal?
António Guterres deu continuidade e concluiu o processo de adesão ao EURO alemão sobrevalorizado e José Sócrates e Passos Coelho foram obrigados a defenderem o EURO alemão sobrevalorizado, com o endividamento externo excessivo do país e com a austeridade excessiva e destruidora da economia, das empresas, dos empregos, do Estado e da vida dos jovens, dos idosos, das mulheres, das crianças e de milhões de pessoas em Portugal?
E para pagarem as rendas muito elevadas das Parcerias Público-Privadas, as auto-estradas privadas, os Hospitais privados, as Escolas Privadas e outras PPP privadas, pagas com o dinheiro público, do Estado, dos contribuintes e de todos nós e para pagarem os Submarinos de Paulo Portas comprados aos alemães corruptos e para salvarem e pagarem as dívidas de milhões de EUROS dos bancos falidos e para pagarem outros luxos e outras obras públicas inúteis e decorativas e para enriquecerem os amigos, que financiam as suas campanhas eleitorais e a eles próprios e para outros desperdícios do dinheiro dos impostos, que nos obrigam a pagar, para eles desperdiçarem e beneficiarem os amigos e a eles próprios?
 É, com o tempo tudo se percebe e tudo se descobre e as pessoas ficam a pensar e o seu espírito evoluirá de certeza? É assim que funciona? É preciso é perguntar e pensar e o resto acontecerá naturalmente nas pessoas saudáveis, livres e de bom senso?
A união só faz a força quando há solidariedade verdadeira e partilha e equidade na repartição dos recursos, dos rendimentos e do bem-estar e para todos e segundo os princípios da democracia e da revolução francesa, "liberdade, igualdade e fraternidade"?
Agora pseudo uniões, em que uns, os mais fortes, exploram, usam, roubam, maltratam, discriminam e destroem outros, não são uniões, são tiranias opressivas e criminosas?
São todos bons rapazes estes políticos do arco da governação do PSD, do PS e do CDS e outros, desde Mário Soares, Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes, José Sócrates, Passos Coelho, António Costa, Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e outros e estavam todos bem rodeados com as suas matilhas de Homens de mão da mesma espécie e todos muito solidários e obedientes aos seus chefes?
Esta gente pensa e sente e age e reage e comporta-se como canídeos políticos?
São meramente selvagens, egoístas, egocêntricos, predadores, criminosos e vaidosos deslumbrados? Ou são o quê?
Já pensaram no mal que estes canídeos políticos vos têm feito e continuam a fazer?
Destruiriam e continuam a destruir as vossas vidas, o vosso país, as vossas empresas, os vossos empregos, os vossos rendimentos e as vossas vidas e o futuro dos vossos filhos e netos em Portugal?
Mentem-vos e manipulam-vos descaradamente e dizem que vão melhorar tudo e prometem-vos o céu, para vos enganarem e para que voteis neles e depois roubam e destroem tudo de bom que tendes e dão-vos o inferno e destroem a vossa vida e o vosso bem-estar e o futuro dos vossos filhos e netos e causam a vossa extinção em Portugal e no mundo?
Como é possível continuarem a votar neles e nestes partidos corrompidos, perversos, criminosos e cheios de gente da mesma espécie e selecionada, educada e formatada para agirem do mesmo modo e para continuarem a prejudicar-vos, a roubar-vos e a destruírem as vossas empresas, os vossos empregos, as vossas vidas, o vosso bem-estar e o futuro dos vossos filhos e netos em Portugal?
Organizem-se e promovam e apoiem a mudança necessária na política portuguesa, para salvar Portugal, o país, a economia portuguesa, as nossas empresas, os nossos empregos, o nosso bem-estar, as nossas vidas e as vidas dos nossos filhos e netos em Portugal!
Senão sairmos do EURO ficaremos muito pior do que antes do EURO. Aliás já estamos muito pior do que antes do EURO. E milhões de pessoas em Portugal já foram destruídas e prejudicadas nas suas vidas, nos negócios, nos investimentos, no emprego, no trabalho, no rendimento, nos salários, no poder de compra, no nível de vida, na segurança social, nas reformas, na saúde , na educação e na família e porque, por causa do EURO sobrevalorizado a economia portuguesa começou a ser destruída desde mesmo antes da entrada no Euro, com o Escudo sobrevalorizado por Cavaco Silva, que começou logo a destruir muitas empresas exportadoras em Portugal e continuou após a adesão ao EURO e vai continuar a destruir mais empresas, mais empregos e mais vidas, se Portugal não sair do EURO e só ficarão alguns hotéis e pouco mais e menos de metade da população portuguesa e a ganhar menos e a viver muito pior do que antes do EURO e do que hoje e a outra metade terá de ir para a emigração para a LUA e será extinta em Portugal?
Paulo Portas disse agora na TV, que Portugal está a recuperar o investimento? É investimento na indústria ou é investimento em casas de comércio de produtos importados da China, da Alemanha e doutras regiões do mundo?
Qualquer governo de qualquer partido, senão tirarem rapidamente Portugal do EURO e não libertarem os portugueses do colete de forças da tirania da moeda única europeia, do EURO, pouco ou nada poderão fazer de diferente e podem até piorar a situação dos portugueses, devido à diminuição das exportações e ao aumento das importações e por causa do EURO ser a moeda mais forte do mundo, a moeda alemã e estar muito sobrevalorizada e prejudicar e destruir a economia, as empresas e os empregos dos portugueses, tal como já vem a destruir desde a entrada no EURO e vai continuar a destruir a economia portuguesa, as empresas, os empregos e a vida de milhões de pessoas em Portugal?
Não confio em bancos privados e geridos por políticos criminosos e hoje é mais seguro e mais rentável comprar um cofre seguro contra incêndios e contra roubo e deixar as poupanças em casa?
Não gosto da "Borboleta" do Novo Banco, porque as borboletas são muito fugidias e hoje estão aqui e logo desaparecem e não voltam mais a aparecer e neste caso podem desaparecer com o teu dinheiro e com as tuas poupanças para sempre e tal como no BPN, no BPP, no Lehman Brothers, no BES e noutros ex-bancos por esse mundo fora?
Deve-se Pensar Global e Agir Localmente, para satisfazer as necessidades de saúde e de dignidade de todas as pessoas e para proteger e não poluir e não degradar a biodiversidade e as melhores condições ecológicas e ambientais para a vida e de modo sustentável e socialmente justo?...
"Todo o amanhã tem duas alças. Podemos segurá-lo com a alça da ansiedade ou com a alça da fé." (Henry Ward Beecher)

"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos". (Antoine de Saint-Exupéry)

Avalie-se uma pessoa pelas perguntas que faz e não pelas respostas que dá!

O tempo é o melhor conselheiro, o melhor professor, o melhor médico, o melhor juiz e o melhor amigo…

Para que o mal triunfe basta que os Homens bons não façam nada!

É preciso mais sabedoria para aproveitar um bom conselho, do que para dá-lo!

Não se juntem e não gritem apenas. Façam algo que seja eficaz. E deixam-te gritar, criticar e denunciar, mas não te ouvem e não te ligam e não resolvem os teus problemas e dificuldades e enquanto continuares a votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos.
Acordem e votem em novos partidos e em novos políticos, se querem que algo melhor e exijam eleições de 2 em 2 anos, para avaliarem e mudarem de pessoas, caso estas não tenham sido honestas e não tenham cumprido com os compromissos assumidos com a sociedade e com os eleitores.

"O poder em si mesmo é neutro. Nas mãos de uma pessoa boa será uma bênção. Nas mãos de uma pessoa inconsciente será uma maldição." (OSHO)
Mudem de atitudes e de voto e deixem de votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos e votem em novos partidos e em novos políticos.

Não votem sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos, que nos mentem, nos enganam, nos roubam e nos traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.

Quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito!

Tudo é uma escola e tudo são ensinamentos!

Por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!

Para uma formação integral aconselho os seguintes livros. Leia nos sites abaixo:






Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário