domingo, 26 de setembro de 2021

Porque os professores não estão autorizados a falar para os alunos nas salas de aulas sem o uso da mascara, se estiverem a mais de 2 metros de distância física dos alunos e se tiverem janelas ou portas abertas, para renovar o ar húmido dentro da sala de aulas?

Eu já vi na TV a Senhora Diretora Geral da Saúde reunida numa pequena sala com 2 técnicos assessores à volta de uma mesa de reuniões, a menos de 2 metros de distância física uns dos outros, aí a um metro e meio, sem o uso da máscara e talvez sem janelas abertas, porque não o posso afirmar porque não deu para ver. 

Na Escola Secundária de Eça de Queirós, onde fui suspenso por falsas alegações e ilegalmente, o Senhor Diretor da Escola falou durante 30 minutos ou mais sem o uso da mascara, numa reunião geral com todos os professores e estava a mais de 2 metros de distância física dos professores. Mas a menos de 2 metros dos seus colegas da direção, que estavam com a máscara colocada, tal como todos os outros professores presentes na sala. 

Já vi na TV a Senhora Diretora Geral da Saúde e a Senhora Ministra da Saúde a falarem aos jornalistas numa pequena sala, à volta de uma mesa de reuniões, a menos de 2 metros de distância física uns dos outros, aí a um metro e meio, sem o uso da máscara e talvez sem janelas abertas, porque não o posso afirmar porque não deu para ver. 

Os alunos nas escolas comem nos refeitórios a menos de 2 metros de distância física uns dos outros, obviamente sem o uso da mascara. 

No Parlamento os deputados falam sem o uso da mascara. 

Porque os professores não estão autorizados a falar para os alunos nas salas de aulas sem o uso da mascara, se estiverem a mais de 2 metros de distância física dos alunos e se tiverem janelas ou portas abertas, para renovar o ar húmido dentro da sala de aulas?

Quando falam durante muito tempo a mascara fica cheia de humidade e dificulta a respiração e a entrada de oxigénio suficiente para o bem-estar físico das pessoas, porque se inspira mais carbono do que oxigénio. 

Além destas questões de saúde física e cerebral, por falta de oxigénio suficiente no sangue, o uso da mascara dificulta a comunicação eficiente e que os alunos mais distantes ouçam com nitidez as palavras e o que está a ser dito e explicado pelos professores e obviamente dificulta e prejudica o entendimento das mensagens e as aprendizagens dos alunos. 

O uso da máscara só deve ser obrigatório para uma distância física inferior a 2 metros das outras pessoas, ao ar livre e em salas de aulas, de restaurantes e outras, com várias pessoas presentes e senão estiverem janelas abertas e a distância física de 2 metros das outras pessoas não for possível. 

Podia escrever e falar mais sobre isto, mas não tenho tempo agora. Fica para outro momento. Veja e ouça este vídeo e reflita e divulgue-o junto de todos os seus amigos e familiares e subscreva se fizer o favor este canal Jangada MR do YouTube. Clique neste URL e veja e ouça, se quiser obviamente: https://www.youtube.com/watch?v=zA1pr27p6fM&lc=z23rxdtb5nibjjez204t1aokgievlqijb4qk441hh2vbbk0h00410.1632524261022512

Professor 
Manuel de Sousa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário