quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Carta de Abraham Lincoln ao professor do seu filho e estratégias político-sociais.

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói e que por cada egoísta, há também um líder dedicado e ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo e que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada e ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória e afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso e faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa e ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros e ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho e ensine-o a rir quando está triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço e deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

E a avaliação de professores é uma treta e uma fraude política e social e só serve para enganar os pobres e os ingénuos e porque infelizmente podem existir muitas injustiças nas escolas, como todos sabemos, a escola pode não ser sempre justa, isenta, capaz e idónea e os amigos podem ser favorecidos e classificados com muito bom sem o serem e os outros alunos e professores podem ser mal classificados e prejudicados e desfavorecidos e parece que nada pode ser feito pelos responsáveis da educação para evitar isso e os amigos e os ricos são os bons e os pobres e os inimigos são os maus.

E por falta de leis objectivas, claras, justas, simples e bem definidas, não há verdade, lisura, equidade, coerência e transparência em matéria de educação e na avaliação de alunos e de professores. E há muitas injustiças em matéria de educação e nos seus aparelhos educativos. E há muitas desigualdades, facilidades, dificuldades, habilidades, maldades e crueldades nas escolas. E as escolas são o céu para os protegidos e o inferno para os desprotegidos.

E vivemos num mundo ficcional feito de mentira e de hipocrisia, e no qual eu não gosto e não sei viver! E mudam as moscas e os mosquitos mas a sujidade é sempre a mesma.

E não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração! Não façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras e não sei voar com os pés no chão. Sou sempre eu mesmo, mas não serei o mesmo para sempre!

"Se um médico, um advogado ou um dentista tivessem, de uma só vez, 30 pessoas no seu gabinete, todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali, e o médico, o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las a todas com elevado profissionalismo durante dez meses, então poderiam fazer uma ideia do que é o trabalho do professor na sala de aula. Se és PROFESSOR cola isto no teu mural... e ORGULHA-TE!!!" Orgulho-me dos bons professores! Bem hajam! Escrito por Lurdes Martins.

A "arte da pergunta" é o exercício da curiosidade humana. A "arte da dúvida intelectual" é o exercício da inteligência criadora. Perguntar e duvidar são os acionadores da aprendizagem. A aprendizagem leva a novas descobertas e estas a outras descobertas que levam a novas interrogações e dúvidas. O ciclo é viciante mas virtuoso. Mas só assim obtemos uma das nossas maiores riquezas: o conhecimento!!! Por Nelson S. Lima (Neuropsicólogo)

E o maior erro das pessoas é pensar que a sua vida não muda, os outros não mudam e o mundo não muda. Que a sua beleza vai permanecer, a sua saúde não se deteriorará e que os seus negócios estão seguros e controlados e que nada mudará e os afectará. Puro engano. Tudo muda a cada segundo. Só a mudança continua é constante. E o corpo perfeito envelhece, enruga-se e deforma-se, a saúde degrada-se devido aos abusos e os clientes mudam de gostos e procuram outros produtos e outros produtores. Por Manuel Ribeiro

E eu não confio em bancos privados e não lhes entregava o meu dinheiro, nem que pagassem a 100% de juros, pois podem ser todos burlões do tipo MADOF americano e da Dona Branca portuguesa. Mas cada pessoa que faça o que entender, mas não deviam ser os contribuintes a pagarem as burlas dos outros!

E o PSD dizia que ia privatizar a RTPN para assustar os jornalistas deste canal e os da SIC e da TVI e a todos os jornalistas e accionistas-patrões, como se lhes dissesse, ou se portam bem e nos são favoráveis e só dizem bem de nós e dos nossos políticos e governos, ou se disserem mal de nós, vão todos para o desemprego e perdem os vossos privilégios e os bons salários e os accionistas perdem publicidade e lucros.

Mas os accionistas-patrões das TVs vieram a terreiro muito aflitos dizerem e para acalmarem o chefe do governo maioritário, que não havia espaço publicitário para mais canais de televisão e que toda a comunicação social ia falir, e baixar a qualidade e o nível dos seus programas, como se eles já tivessem alguma qualidade, e a mim dão-me tédio e aborrecimento, e são sempre a mesma coisa, e que os jornalistas iam todos se comportarem muito bem e serem politicamente muito correctos e que o governo tivesse calma, porque nada seria dito, que os prejudicasse, pelo menos enquanto a coligação de partidos do governo estiver unida e a maioria dos eleitores apoiar e não rejeitar publicamente o governo e as suas políticas...
 
E há palhaços que falam de liberdade e dos direitos humanos mas não os respeitam e não os aplicam quando isso lhes interessa.

E votem em novos partidos e em pequenos partidos para lhes darem uma oportunidade para fazerem diferente e melhor e para afastarem do poder político todos aqueles que são desonestos, incompetentes, mentirosos, egoístas, corruptos, ladrões e criminosos políticos, que para favorecerem os seus interesses particulares prejudicam milhões de outras pessoas e nada fazem e nada se importam com quem precisa de ajuda.

E exijam eleições de 2 em 2 anos e não votem sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos, se eles não forem justos e honestos e se não cuidarem bem de todas as pessoas e não criarem leis justas e condições económicas e sociais de bem-estar para todas as pessoas e em função das suas necessidades e das suas possibilidades e capacidades e na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença e na alegria e na tristeza

E cada mudança, cada objectivo e cada pequeno sucesso não é alcançado de um dia para o outro. É necessário empenho, dedicação, persistência e paciência. Buda

E a inveja faz os invejosos serem felizes com o mal dos outros e infelizes com o bem dos outros! Os invejosos ficam contentes quando os outros sofrem e deprimidos quando os outros estão contentes!

E o tempo é o melhor conselheiro, o melhor juiz, o melhor professor, o melhor médico e o melhor amigo.

E com o tempo, tudo se descobre, se percebe, se clarifica, se justifica e se compensa.

E deixai-os fazer porcaria, porque quanto mais porcaria fizerem, mais porcaria lhes cai em cima.

E em terra de ignorantes, quem tem olho é rei e um burro carregado de livros é doutor.

E a minha maneira de brincar é dizer a verdade. Não há brincadeira mais engraçada no mundo.

E os medíocres sempre atacam e rejeitam as pessoas excelentes.

E a Boa Educação é como uma moeda de Ouro. Tem valor em toda a parte.

E vejam e leiam mais nas minhas publicações nos meus blogues e nas minhas notas no Facebook e noutras redes sociais a seguir referidas.

Ler "Utopia e Realtà" e "Le Origini del Bene e del Male"

Ver e ler nos sites:
http://utopiaerealidade-utopiaandreality.blogspot.com/
http://utopiaerealteleoriginidelbeneedelmale.blogspot.com/
http://www.edizioniatena.it/economia.asp

Ver e ler no Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000982306887&v=wall

Ver e ler no Netlog:
http://pt.netlog.com/mrabril

Ver e ler no Twitter:
http://twitter.com/ManuelRibeiro3

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contactos...

Sem comentários:

Enviar um comentário