domingo, 6 de maio de 2012

Ai Sr. Cavaco Silva, ex-primeiro-ministro e presidente da república portuguesa, o senhor passa sempre a mesma cassete e dá sempre a mesma música...

Ai Sr. Cavaco Silva, ex-primeiro-ministro e presidente da república portuguesa, o senhor passa sempre a mesma cassete e dá sempre a mesma música, aos portugueses aflitos e desesperados, com o desemprego, a pobreza e a miséria e com a condenação a trabalhos precários, à emigração angustiosa e sem condições de segurança e de dignidade e ao sofrimento e à morte precoce.

E diz o senhor, que a solução para evitar todos estes sofrimentos, a milhares e a milhões de pessoas está em Portugal exportar mais e em mais investimento externo e em mais entradas de turistas no país.

Mas, exportar mais para onde, se todos os países querem exportar mais e produzir mais, para se industrializarem e criarem empregos nos seus territórios para os seus cidadãos?

E que vai Portugal exportar se o senhor destruiu as indústrias dos portugueses, a agricultura, as pescas, as florestas e não deu educação de base tecnológica aos jovens portugueses e não investiu em centros de investigação técnica e científica e aderiu à tirania do EURO e desprotegeu a economia portuguesa dos ataques dos gigantes industriais e tecnologicamente mais sábios e mais poderosos financeiramente e politicamente?

E que produtos de elevado valor acrescentado e de elevada qualidade são produzidos em território português para poderem ser exportados?

E exportar o quê, se Portugal só tem alguns pinheiros e eucaliptos para exportar pasta de papel e cada vez menos devido aos incêndios e vinho do Porto e mais uns farrapinhos e umas coisinhas de baixo valor acrescentado?

E quanto ao investimento externo, o senhor e outros incentivam os capitais portugueses a sair do país, para investimentos no exterior e depois pedem aos estrangeiros para virem investir em Portugal?

Os capitais estrangeiros investem nos seus próprios países, para enriquecerem os seus países e criarem empregos para as suas comunidades e familiares e externamente só o fazem para terem acesso a mercados protegidos e com elevado poder de compra, ou para se abastecerem de matérias primas escassas ou abundantes e por razões climáticas, ecológicas e ambientais?

E porque a produção industrial é cada vez mais capital intensiva e mecanizada e automatizada e robotizada?

E porque hoje os custos dos transportes marítimos, aéreos e outros são muito caros e muito poluidores, não se deve andar a levar de lá para cá e de cá para lá e deve-se produzir localmente tudo o que for possível e necessário ao bem estar das comunidades e segundo o princípio ecológico de "Pensar Global e Agir local"?

E quanto ao turismo externo e de massas, este está em crise, porque as classes médias têm cada vez menos poder de compra e os custos de transporte são cada vez mais caros e a insegurança social e a criminalidade está aumentar em todo o lado, devido à crise que o senhor e outros com ideias iguais às suas geraram e estão a gerar?

E quanto ao turismo de luxo e para ricos, as empresas que o exploram, importam quase tudo o que consomem nas suas unidades turísticas, desde mobiliário, pessoal especializado, alimentos, gestores, tecidos e outros bens e equipamentos e quase todo o valor acrescentado, volta por essa via a sair de Portugal e pouco cá fica, só para pagar alguns impostos e para pagar alguns salários baixos a trabalhadores pouco qualificados?

Bem, para terminar, eu acho que o senhor devia de reconhecer os seus erros e de mudar de cassete e de músicas, que já se revelaram mal sucedidas e enganosas e de ajudar a mudar e a corrigir as coisas, de uma maneira mais eficaz e menos enganosa e de pensar bem mais um pouco no bem estar do Povo, natural do território que dirigiu e dirige e de que é presidente supremo das instituições públicas nele existentes?

E esperando ter ajudado V. Exa. e a todos os que lerem este texto a despertarem para outras realidades e a mudarem de pensamentos e de ideias, despeço-me cordialmente!

Manuel de Sousa Ribeiro
(Economista)

E violência (pecado) é todo o pensamento, palavra, acto ou omissão, que faça sofrer física e psicologicamente outro ser vivo e que o prejudique ilegitimamente. (Manuel Ribeiro)

E por favor votem em novos e em pequenos partidos e em novas pessoas, que sejam patriotas, íntegras, competentes, honestas e solidárias e para exercerem os cargos políticos, com seriedade, transparência e competência e exijam eleições de 2 em 2 anos!

E não votem sempre nos mesmos partidos e nas mesmas pessoas, que nos mentem e nos enganam e nos traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.

E a única arma do POVO é o VOTO! Mas é preciso saber usá-la e não atirar o VOTO sempre para os mesmos partidos e para as mesmas pessoas!

E como é possível enganar tanta gente durante tanto tempo? E a confiança demora anos a construir e segundos a destruir!

Os políticos são como as fraldas e devem ser mudados com frequência, caso contrário começam a cheirar mal. (Eça de Queirós)

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. (Mia Couto)

Sou defensor das revoluções quando elas se justificam. São mais excitantes e válidas do que vivermos no marasmo da mesmice!!!! Se nada fizermos de verdadeiramente revolucionário iremos um dia lamentar a nossa letargia ou a nossa cobardia. (Nelson S. Lima)

O mágico fez um gesto e desapareceu a fome, fez outro e desapareceu a injustiça, fez um terceiro e desapareceram as guerras. O político fez um gesto e desapareceu o mágico. WOODY ALLEN

E por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!

E adiram e partilhem e divulguem este grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/109640805735359/

E leia mais nas minhas publicações nos meus blogues e nas minhas notas no Facebook e noutras redes sociais a seguir referidas.

Ler "Utopia e Realtà" e "Le Origini del Bene e del Male"

Ver e ler nos sites:
http://utopiaerealidade-utopiaandreality.blogspot.com/
http://utopiaerealteleoriginidelbeneedelmale.blogspot.com/
http://www.edizioniatena.it/economia.asp

Ver e ler no Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000982306887&v=wall

Ver e ler no Netlog:
http://pt.netlog.com/mrabril

Ver e ler no Twitter:
http://twitter.com/ManuelRibeiro3

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contactos...

Sem comentários:

Enviar um comentário