domingo, 6 de maio de 2012

Vejam como o Euro foi um excelente negócio para a Alemanha e péssimo para os GIPS (Grécia, Itália, Portugal e Espanha). E reparem bem na simetria das curvas do gráfico ao fundo desta mensagem.

O Cerne da questão da pseudo união europeia.

Vejam como o Euro foi um excelente negócio para a Alemanha e péssimo para os GIPS (Grécia, Itália, Portugal e Espanha). E reparem bem na simetria das curvas do gráfico ao fundo desta mensagem.

Um gráfico idêntico aparece num texto de Paul Krugman que cita Gavyn Davies :

“É normal debater o problema do endividamento soberano concentrando-se na sustentabilidade da dívida pública nas economias periféricas. Mas pode ser mais informativo enxergá-lo como um problema no balanço de pagamentos. Tomados em conjunto, os quatro países mais problemáticos (Itália, Espanha, Portugal e Grécia) têm um déficit conjunto de US$ 183 bilhões na conta corrente. A maior parte deste déficit corresponde ao déficit no setor público destes países, já que o seu setor privado se encontra atualmente num estado aproximado de equilíbrio financeiro. Compensando estes déficits, a Alemanha tem um superávit de US$ 182 bilhões em conta corrente, o equivalente a cerca de 5% do seu PIB.”

Isto significa que ao contrario do que acontece num estado federal, o estado que produz mais riqueza não a reparte significativamente pelos outros estados (fomentando a sua economia, por exemplo).

Percebe-se assim a atitude de boicote sistemático da Srª Merkel a qualquer plano que ponha cobro aos ataques especulativos e sequenciais dos mercados financeiros, pois isso exigiria que a Alemanha utilizasse uma parte do seu superavit para realizar emprestimos que apenas renderiam uma taxa de juro modesta.Pelo contrário, se conseguir fazer aguentar a situação de impasse por mais algum tempo, o bloqueio do crédito fará com que um grande número de empresas tenham de ser vendidas para não falirem, sendo então compradas pelos alemães,

Temos assim um ataque em tenaz tão ao gosto germanico: mantêm-se os países desprovidos dos normais mecanismos de defesa cambial -resultante da moeda única e das regras impostas ao Banco Central Europeu - acentuando rapidamente as suas debilidades estruturais, e simultaneamente dificulta-se o acesso ao crédito levando cidadãos empresas e estados a um beco sem saída.

Depois de espalhar o medo, substituem-se os governos desses países (Grécia, Portugal, Espanha, Itália), reduzem-se salários e regalias sociais e finalmente compra-se a capacidade produtiva de um país ao preço de saldo.

Sem disparar um tiro a Alemanha está a conseguir alimentar os seus designios imperiais melhor do que conseguiu na primeira e segunda guerra. Em menos de 100 anos a Europa tem de enfrentar uma calamidade social provocada pela Alemanha.

De facto estamos a enfrentar uma situação de guerra, em que as armas até podem ser corteses e silenciosas, mas não deixam de ser devastadoras.

Sabendo-se que 60% das exportações da Alemanha se destinam à Europa é urgente que os cidadãos europeus exerçam o seu direito à resistência começando desde já por enviar uma mensagem muito clara para Berlim: deixar de comprar produtos de origem alemã.

Esta é uma ação fácil de levar a cabo pois o mercado oferece uma grande variedade de alternativas ; por outro lado a contração das economias dos países europeus em dificuldades vai amplificar muito o efeito do boicote.

Talvez assim, finalmente os financeiros alemães comecem a perceber que matar os clientes não é um bom negócio.

Manuel De Campos Pinto , no Facebook

Concordo perfeitamente com a argumentação e acrescento que o euro ( marco travestido ) é o instrumento e o isco que permitiu aos alemães os resultados referidos , isto é , os euros são os panzers do outro mas com melhores resultados.

Mais uma vez os ingleses perceberam o que os alemães queriam. Ficaram isolados mas o tempo ir-lhes-à dar razão tal como nas Guerras mundiais .

Excelente texto! Lúcido e claro como água límpida! E não deixemos que alguns tiranos financeiros, alemães, franceses, portugueses e outros nos destruam os nossos empregos, reduzam os nossos salários e reformas e nos destruam o nosso bem-estar e o futuro dos nossos filhos e votemos em próximas eleições em partidos e pessoas que nos libertem destes partidos e destes políticos tiranos que nos desgovernam e roubam descaradamente e nos enganam todos os dias com mentiras e falácias técnicas e políticas...

E Abram os olhos e acordem e ajam a tempo de salvarem as vossas vidas e o futuro dos vossos descendentes e das vossas sociedade e nações livres e independentes de tiranos e de especuladores financeiros e de ladrões políticos...e votem na mudança total e radical, porque doutro modo tudo vai continuar na mesma e ficar ainda muito pior para todos, porque fazemos parte da mesma sociedade e da mesma economia e quando uns sofrem, os outros sofrem a seguir, como todas as células do nosso corpo e porque cada um de nós é apenas uma célula da sociedade e da economia que nos sustenta...e acordem e mudem de partidos e de políticos por favor...(Manuel Ribeiro)

E alguns governantes, gestores e políticos ou são idiotas ou sacanas? E infelizmente procuram o poder ou por vaidade idiota ou para fazerem o mal, prejudicarem as pessoas que odeiam, roubarem aos mais fracos, enriquecerem ilegitimamente ou somente para se sentirem poderosos e superiores e para abusarem do poder sobre os mais fracos?

E é preciso libertarmos-nos urgentemente da tirania do EURO. E caso isso não aconteça brevemente, muitos milhões de europeus, portugueses e outros, jovens, adultos e velhos vão viver miseravelmente o resto das suas vidas. E ler mais: Ler "Utopia e Realtà" e "Le Origini del Bene e del Male".

E algumas pessoas, por idiotice ou por aldrabice ou por oportunismo ou negação, ainda continuam a defender e a acreditar na pseudo União Europeia e na tirania e na crueldade da moeda única, o EURO, e porque ainda não perceberam que isso é uma utopia e uma aldrabice de alguns poderosos europeus, para roubarem os povos europeus, e para eliminarem ou para deixarem na miséria e no desemprego milhões de europeus, portugueses, gregos, italianos, espanhóis e de outras nacionalidades?

Não haverá crescimento e desenvolvimento económico e social e criação de empregos em Portugal, enquanto Portugal não sair do EURO! E antes pelo contrário, por cada dia, mês e ano que passe, sem a saída de Portugal do EURO, mais uns milhares de pessoas ficam sem emprego, desempregadas e na pobreza e na miséria absoluta! 

E muitos milhares ou milhões de europeus, portugueses e outros vão ter de emigrar e de deixar suas esposas e seus maridos e os seus filhos ao abandono e sem a sua companhia, o seu carinho, o seu apoio e a sua educação e de viverem sós e entregues a selvagens e a viverem e a trabalharem como escravos e a serem maltratados e desrespeitados por patrões e indígenas e a viverem vidas infelizes e doentias e cheias de sofrimento...

E por favor votem em novos e em pequenos partidos e em novas pessoas, que sejam patriotas, íntegras, competentes, honestas e solidárias e para exercerem os cargos políticos, com seriedade, transparência e competência e exijam eleições de 2 em 2 anos!

E não votem sempre nos mesmos partidos e nas mesmas pessoas, que nos mentem e nos enganam e nos traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.

E a única arma do POVO é o VOTO! Mas é preciso saber usá-la e não atirar o VOTO sempre para os mesmos partidos e para as mesmas pessoas!

E como é possível enganar tanta gente durante tanto tempo?

Os políticos são como as fraldas e devem ser mudados com frequência, caso contrário começam a cheirar mal. (Eça de Queirós)

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. (Mia Couto)

Sou defensor das revoluções quando elas se justificam. São mais excitantes e válidas do que vivermos no marasmo da mesmice!!!! Se nada fizermos de verdadeiramente revolucionário iremos um dia lamentar a nossa letargia ou a nossa cobardia. (Nelson S. Lima)

O mágico fez um gesto e desapareceu a fome, fez outro e desapareceu a injustiça, fez um terceiro e desapareceram as guerras. O político fez um gesto e desapareceu o mágico. WOODY ALLEN

E por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!

E adiram e partilhem e divulguem este grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/109640805735359/

E leia mais nas minhas publicações nos meus blogues e nas minhas notas no Facebook e noutras redes sociais a seguir referidas.

Ler "Utopia e Realtà" e "Le Origini del Bene e del Male"

Ver e ler nos sites:
http://utopiaerealidade-utopiaandreality.blogspot.com/
http://utopiaerealteleoriginidelbeneedelmale.blogspot.com/
http://www.edizioniatena.it/economia.asp

Ver e ler no Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000982306887&v=wall

Ver e ler no Netlog:
http://pt.netlog.com/mrabril

Ver e ler no Twitter:
http://twitter.com/ManuelRibeiro3

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contactos...


Sem comentários:

Enviar um comentário