sexta-feira, 6 de junho de 2014

José Sócrates é um animal político e um grande ator?

José Sócrates acabou de falar agora na televisão. E falou muito bem. Com convicção. E disse coisas verdadeiras e muito válidas e tem muita razão no que disse. E disse que a austeridade deve acabar e que o investimento público e privado deve aumentar e para se criarem empregos e combater a devastação do país, da economia, das empresas e das pessoas e reduzir o desemprego, a pobreza e a insegurança económica nas empresas, no emprego e na vida das pessoas? Palavras bonitas e válidas de José Sócrates?

E se José Sócrates não se tivesse metido com os professores e tivesse demitido a sua ministra sinistra da educação de má memória, Lurdes Rodrigues e que queria discriminar e perseguir os professores e pôr professores contra professores e criar hierarquias e professores de 1ª , de 2ª e de 3ª categoria e diferenças salariais excessivas e senão fosse tão ambicioso e tão megalómano e tivesse desistido de construir TGVs, aeroportos e outros elefantes brancos no país, possivelmente ainda hoje era 1º ministro de Portugal?

E porque os professores eram mais de 150 000 e estavam todos descontentes com José Sócrates e com a sua ministra sinistra da educação de má memória, Lurdes Rodrigues e se os professores tivessem em média 10 amigos ou familiares, com capacidade eleitoral e a quem transmitiam o seu descontentamento com o governo de José Sócrates e com a sua ministra sinistra da educação de má memória, Lurdes Rodrigues, que se tornou terrivelmente autoritário(a), perseguidor(a) e discriminador(a) dos professores e deste modo constituíam 1 500 000 votos, que eram e foram e são suficientes em Portugal, para eleger e derrubar um partido do governo do país?

Sem tirar Portugal da moeda única europeia, do Euro, eu não sei como José Sócrates iria ou poderia financiar o investimento público e mesmo privado em Portugal, se os bancos portugueses estavam falidos e já não obtinham crédito junto de bancos estrangeiros e os mercados financeiros já exigiam taxas de juro superiores a 7% para continuarem a financiar o Estado, as empresas e a vida dos portugueses???

O euro é um experimentalismo, curiosamente parece que foi imposto à Alemanha pela França em troca do seu aval à reunificação. O BCE foi desenhado à imagem do Bundesbank, ou seja, independente do poder político. O problema é que os políticos com bancos centrais dependentes sempre usaram a moeda para esconder a sua má governação e com o euro esse instrumento (a moeda) desapareceu. Quando não se tem a moeda para desvalorizar, tem que se desvalorizar outros custos como o do trabalho e aumentar impostos, no entanto, como eu já afirmei, não existe histórico que comprove que desvalorizar a moeda provoca os mesmos resultados que desvalorizar o custo do trabalho. 

Nós estamos numa camisa de 7 varas e não existe uma solução boa, estamos como aqueles pacientes na marquesa de operações e um médico considera que é melhor amputar (sair do euro) e outro manter apesar do risco de infeção comprometer a hipótese de recuperação (continuar no euro). A favor do euro tenho a independência da moeda em relação ao poder político, mas considero que não conseguimos recuperar um estado de saúde onde não estejamos permanentemente doentes, tendo o euro como moeda, talvez uns dias se consiga sair da cama, mas as recaídas encarregam-se de nos voltar a por novamente na cama.

O problema de Portugal e da economia portuguesa, das empresas e dos portugueses pobres e desempregados e de todos é mesmo o EURO sobrevalorizado e ninguém disso tem dúvidas? 

O Euro está e estará e sempre esteve muito sobrevalorizado e desde a adesão de Portugal ao Euro e fomos até roubados na troca de ESCUDOS por EUROS, pois tivemos de pagar 200,482 Escudos por cada Euro? 

E a Alemanha nunca deixará que o EURO desvalorize, porque isso prejudica os seus interesses económicos e financeiros e os dos seus aliados políticos e financeiros, que estão a roubar todos os EUROS aos seus povos e a fugirem com eles para outros países?

E enquanto estes políticos traidores e criminosos, por incompetência e ignorância ou por desonestidade, que nos meteram no Euro estiverem vivos, tudo vão fazer para adiar a saída de Portugal do EURO e nem que isso destrua a vida e mate milhares e milhões de pessoas em Portugal ou as obriguem a emigrar se puderem ou a vegetarem na pobreza e em condições de vida miseráveis?


Em Portugal temos muitos engenheiros de secretária e a exercerem funções de gestão e políticas e temos muito poucos engenheiros técnicos, a desenvolverem tecnologias e a dirigir fábricas e quintas e alguns fazem cursos por favor e exames ao domingo e depois são engenheiros da aldrabice e da vigarice política, económica e financeira?

José Sócrates falou muito bem, Passos Coelho também já falou muito bem quando estava na oposição ( até pediu desculpa aos portugueses), o ministro da economia também falava muito bem sobre o IVA da restauração antes de estar no governo, todos falam muito bem quando não estão no governo. O problema deve ser dos portugueses que acreditam em tudo aquilo que querem ouvir.

José Sócrates falou muito bem como diz M.R. Pena é que nos 6 anos em que foi primeiro ministro, tivesse levado o país a uma situação de bancarrota, que teve como consequência o empobrecimento do país. Também diz ser necessário parar com a austeridade, criar emprego público e privado etc.... TODOS ESTAMOS DE ACORDO pena é que não tenha apresentado a fórmula...

O interessante na frase "o homem é um animal político" é ela remeter para a polis, essa forma especial de comunidade onde o todo é anterior às partes. Quando hoje dizemos que Beltrano ou Sicrano é um animal político estamos fundamentalmente a negar a política que só tem significado numa comunidade de iguais. Hoje só alguns podem ser animais políticos, são os eleitos, aos outros cidadãos é negado a natureza política. Nas polis do século XXI reina a parte (ou a facção), hoje a parte é anterior ao todo.

Quanto ao euro e se devemos ficar ou sair é de facto uma decisão que devia ser de todos e não apenas de um punhado de eleitos onde a maior parte deles sabe tanto de política monetária como qualquer cidadão. O que se verifica hoje é ver aqueles que estudaram direito e pararam de aprender a fazer contas no liceu, virem hoje para a tv como grandes especialistas da política monetária, são os Relvas da economia monetária, toda a sua formação económica é obtida por equivalências dadas pelos cargos que ocuparam nos partidos.

E muitas mais pessoas, milhares e milhões vão passar fome em Portugal, por causa do EURO sobrevalorizado?

Estes tipos são meros palhaços políticos ao serviço da Alemanha e dos países mais ricos e das suas multinacionais?

José Sócrates é um animal político e um grande ator?

Como é possível que existam pessoas que continuam a apoiar e a votar em partidos e em pessoas que apoiam e fomentam esta selva económica, financeira, social e humana causada pela tirania monetária e financeira da moeda única europeia, do EURO e que apoiam os defensores do roubo dos Euros e os tratamentos cruéis, degradantes e desumanos sobre os pobres, os trabalhadores, os desempregados, as mulheres e as crianças pobres e desprotegidas?

Em conclusão, com o EURO, fazemos sacrifícios, mas ficaremos cada vez pior e estaremos condenados ao desemprego, à pobreza, à morte precoce, à emigração e à extinção de milhões de pessoas em Portugal?

Se Portugal sair do EURO, teremos de fazer sacrifícios, mas será para teremos um futuro de esperança, de sonho, de liberdade, de independência e de crescimento económico e de bem-estar básico para todos?

E como é possível o país estar a melhorar, se a vida das pessoas está a piorar?

E aconselho vivamente a leitura do livro "Porque devemos sair do EURO", do Economista-Professor João Ferreira do Amaral.

Senão tens uma razão forte para fazer uma coisa tens uma razão forte para não a fazer!

E o tempo é o melhor conselheiro, o melhor professor, o melhor médico, o melhor juiz e o melhor amigo…

E para que o mal triunfe basta que os Homens bons não façam nada!

"Mais importante que encontrar um professor é encontrar e seguir a verdade do ensinamento." (Sogyal Rinpoche)

É preciso mais sabedoria para aproveitar um bom conselho, do que para dá-lo!

E não se juntem e não gritem apenas. Façam algo que seja eficaz. E deixam-te gritar, criticar e denunciar, mas não te ouvem e não te ligam e não resolvem os teus problemas e dificuldades e enquanto continuares a votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos.

E acordem e votem em novos partidos e em novos políticos, se querem que algo melhor e exijam eleições de 2 em 2 anos, para avaliarem e mudarem de pessoas, caso estas não tenham sido honestas e não tenham cumprido com os compromissos assumidos com a sociedade e com os eleitores.

" E o poder em si mesmo é neutro. Nas mãos de uma pessoa boa será uma bênção. Nas mãos de uma pessoa inconsciente será uma maldição." (OSHO)

E mudem de atitudes e de voto e deixem de votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos e votem em novos partidos e em novos políticos.

E não votem sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos, que nos mentem, nos enganam, nos roubam e nos traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.

E quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito!

E tudo é uma escola e tudo são ensinamentos!

E por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!

E leia mais nas minhas publicações nos meus blogues e nas minhas notas no Facebook e noutras redes sociais a seguir referidas.

Ver e ler nos sites:
http://utopiaerealidade-utopiaandreality.blogspot.com/
http://utopiaerealteleoriginidelbeneedelmale.blogspot.com/
http://www.edizioniatena.it/economia.asp

Ver e ler no Facebook:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000982306887&v=wall

Ver e ler no Netlog:
http://pt.netlog.com/mrabril

Ver e ler no Twitter:
http://twitter.com/ManuelRibeiro3

Reenvia por favor esta mensagem para todos os teus contatos.

Esta mensagem é lhe enviada gratuitamente. Senão quiser receber 
mais mensagens minhas, responda a esta mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário