A
democracia nas escolas é uma mentira e a autonomia da gestão das mesmas é uma
bandalheira. E as escolas em Portugal são organizações ditatoriais,
burocráticas, discriminatórias e desrespeitadoras dos direitos humanos e dos
princípios da sã democracia.
E
chamar gestão democrática a uma gestão que não é eleita por todos os membros
dessa comunidade e que não é responsável e nem responsabilizante e nem eleita por períodos curtos e para poder ser avaliada
e substituída, não é democrática, porque não obedece e não respeita os
princípios democráticos da igualdade, da liberdade, da responsabilidade e da
transparência.
Mas não são em Portugal, as únicas organizações públicas
e políticas, que não respeitam os direitos humanos. O mesmo acontece nos
tribunais, nos hospitais e no Estado em geral, porque não existe
responsabilização e transparência dos atos dos agentes envolvidos nas decisões
que afetam os cidadãos e não há formas de responsabilizar os mesmos e de
corrigir os seus atos incompetentes, desonestos, maldosos e
perversos?
E Senhor Ministro da educação acabe com a autonomia das
escolas, porque, como Medina Carreira disse é a autonomia da bandalheira e só
serve para fazer favores aos filhos e afilhados dos amigos dos amigos e de quem
pode e para discriminar, prejudicar e favorecer os amigos e lixar os inimigos e
os outros?
E são exemplos disto a distribuição dos horários letivos e
não letivos dos professores, que são uma autêntica engenharia
social, sem regras e sem critérios claros e transparentes e coerentes e
consistentes e pode servir para discriminar alunos e professores e outros e
segundo a sua condição social, cultural, política e económica e por outros
motivos e dificultando e proporcionando más condições de acesso e de sucesso a
uns e boas condições a outros ou apenas aos protegidos e aos amigos dos amigos e
de quem pode?
E esta autonomia sem responsabilidade e sem legitimidade
social, política e democrática é um palco, ou melhor uma quinta, ou uma capela,
aonde alguns concertadamente agem em grupo, para se apoderarem desta autonomia
autocrática, para abusarem da lei geral e das normas sociais e legais
específicas e para discriminarem e repartirem benefícios e vantagens, tais como
classificações de desempenho de Muito Bom e de Excelente apenas para os amigos e
parceiros de coligação, mesmo não sendo nem Muito Bom e nem Bom e para decidirem
em favor de uns e em prejuízo de outros e sem qualquer critério objetivo e
transparente e sem qualquer responsabilidade e responsabilização e sem
responderem a ninguém pelas suas decisões arbitrárias e prepotentes e sem
qualquer fundamento e justificação e contrariando todos os princípios legais e
de correção podem prejudicar professores, alunos e outros arbitrariamente e
discriminadamente e sem qualquer dever de fundamentação e de transparência e sem
qualquer sujeição ao dever de correção, de equidade, de proporcionalidade, de
isenção e de urbanidade e mesmo sem responderem legalmente perante V. Exa. e
perante outras entidades hierárquicas superiores?
E infelizmente e porque
também sou professor e pai tenho de dizer que a avaliação de professores das
escolas do ensino público é uma grande mentira e uma grande construção social e
uma falácia e porque verifico que há professores que não ensinam bem os seus
alunos e que os prejudicam e discriminam e que apenas os guardam e tomam conta
deles nas salas de aulas durante 90 minutos e na escola e não lhes ensinam devidamente as matérias
de matemática, de inglês, de português e de outras disciplinas e que não são
rigorosos na avaliação dos alunos e na escolha dos métodos e dos instrumentos de
ensino e de avaliação?
E por isso compreendo aqueles pais que têm algum
poder de compra e que fazem imensos sacrifícios para porem os seus filhos a
estudar em escolas privadas de qualidade e mais rigorosas?
E depois
verifico que os piores professores e aqueles que revelam indiferença e falta de
empenho e de apoio aos seus alunos e que os discriminam são aqueles que são
classificados com Excelente e Muito Bom e só porque são amigos dos avaliadores e
daqueles que dirigem as escolas?
E como não podem ser todos Excelentes e
Muito Bons, aqueles professores, que são pessoas honestas, empáticas e têm brio
profissional são apenas classificados com BOM.
E há tantas injustiças
nas escolas públicas e tanta falta de rigor e de transparência?
E os
pais pobres não têm outra alternativa para porem os seus filhos a estudar e até
porque não existem escolas privadas por todo o lado e de boa qualidade e
rigorosas e honestas.
E assim se discriminam os professores e os alunos
em função da riqueza dos pais, da localidade de residência e da honestidade e do
empenho profissional dos professores e dos avaliadores e dos gestores
escolares?
E a democracia é a arte política de dividir para
reinar! E existem várias variantes, tais como a plutocracia, a
tecnocracia, a oligarquia, a autarquia, a autocracia partidária, a ditadura da
maioria, a pseudo democracia, a ditadura dos partidos e a tirania democrática e
outras formas subtis, que são sufragadas em farsas eleitorais e através da
manipulação das fraquezas humanas e da consciência e da ignorância cultural dos
mais fracos, dos pobres e dos ignorantes.
E
como é que se pode ser feliz sem emprego, sem dinheiro, sem família, sem amigos,
sem casa, sem autonomia financeira e sem segurança e tranquilidade e sem
confiança em quem nos governa e tem o dever de cuidar do bem estar de todos nós?
E como se pode ser feliz sem esperança e sem fé e num mundo selvagem e sem
caridade?
"Quando
você divide com alguém o pão, as boas palavras, os sorrisos e as atenções, está
multiplicando alegrias para si mesmo.Lance uma vibração amorosa a quem participa
do seu momento. Espalhar amor é juntar alegrias!" (Lourival Lopes)
"Não
eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o
valor das coisas e não o seu preço".
"Ser
feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade" (Drummond)
E não se juntem e não gritem apenas. Façam algo que seja eficaz. E
deixam-te gritar, criticar e denunciar, mas não te ouvem e não te ligam e não
resolvem os teus problemas e dificuldades e desprezam-te e perseguem-te e
prejudicam-te e enquanto continuares a votar
sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos. E acordem e votem em novos
partidos e em novos políticos, se querem que algo melhor e exijam eleições de 2
em 2 anos, para avaliarem e mudarem de pessoas, caso estas não tenham sido
honestas e não tenham cumprido com os compromissos assumidos com a sociedade e
com os eleitores.
" E o poder em si mesmo
é neutro. Nas mãos de uma pessoa boa será uma bênção. Nas mãos de uma pessoa
inconsciente será uma maldição." (OSHO)
E mudem de atitudes e de voto e
deixem de votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos e votem em
novos partidos e em novos políticos.
E não votem sempre nos mesmos
partidos e nos mesmos políticos, que nos mentem, nos enganam, nos roubam e nos
traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.
E quando todos pensam o mesmo,
ninguém pensa muito!
E tudo é uma escola e tudo são
ensinamentos!
E por uma pequena parcela podemos julgar a peça
inteira!
E leia mais nas minhas publicações nos meus blogues e nas minhas
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